Tuesday 20 May 2008

Bergen

No fim-de-semana, eu e o Kardam decidimos ir até Bergen, a segunda maior cidade da Noruega (com 200 e tal mil habitantes). E assim foi, sexta apanhámos o comboio às 23h e chegámos às 7 da manhã. Comboio impecável. Fartei-me de dormir e, as poucas vezes que acordei, parecia que estava a sonhar... a paisagem era deslumbrante! Apesar de a viagem ser feita de madrugada, aqui amanhece por volta das 4 e tal... por isso consegui ver montanhas completamente nevadas e fiordes que pareciam fotografias de calendários... Nem queria voltar a adormecer, mas o sono era mais forte...
Chegados a Bergen, um frio descomunal que nem o meu novo casaco, tipicamente norueguês (que tive que comprar por ter pensado que vinha para Cuba ou coisa do género), me ajudou a superar.
Era o Dia Nacional da Noruega. As ruas já estavam cheias, tudo com trajes típicos e milhares de bandeiras por todo o lado. Dizem que é o dia mais importante do ano. Para quem acaba o liceu então, é a loucura. Depois de um mês inteiro de festa, chega o grande dia, todos com roupas iguais (umas calcas vermelhas, todas escritas e que eu, ao ver montes delas em Oslo, pensava que eram a moda) e sempre com garrafas e música alta por perto.
Por ser feriado, o nosso plano foi por água abaixo, literalmente! Queríamos ir de barco visitar os fiordes mais espectaculares no norte, mas só arranjámos um ferry-boat para sul, onde apesar de se verem alguns, não tem o mesmo impacto. Mas... valeu a pena!
Na viagem de regresso (umas 2 horas), o que faz um tuga, um indiano, um norueguês sério, um norueguês completamente bêbado e um escocês a viver na Noruega (fã do Rangers e acabado de chegar do caos da final da UEFA em Manchester)? É óbvio. Bebem umas jolas e falam de futebol. O norueguês sério (assíduo visitante de Lisboa, por ser professor e ter uma parceria com o Técnico) vai à mala e distribui umas latas de cerveja pela malta. Acabadas estas, o scottish tira do saco uma garrafa de Bacardi e cola. Os noruegueses (o bêbado e o prof) chegam ao destino, uma vila no meio do nada (pequena ilha) e entra no ferry um substituto à altura... outro norueguês a cair de bêbado! Era o Dia Nacional! O mais provável era encontrar malta assim e era por isso que o outro, apesar de sério e sóbrio, tinha o farnel na sacola...
Aquele juntou-se à equipa e convidou-nos a todos a ir beber um copo a um bar à chegada a Bergen, onde estariam a namorada e umas amigas. Pareceu-me muito bem, até porque as norueguesas... têm que se lhe diga!
Desilusão! Havia apenas uma amiga e o maior elogio que lhe posso fazer é que... era simpática. Jola atrás de jola, o grupo aumenta com dois amigos ingleses do escocês e... eram 6 da tarde e lembrei-me que ainda não tinha almocado e já não me aguentava em pé! Só já acordei no domingo...
Viagem de regresso a Oslo, desta vez quase sempre atento e a tirar fotos à paisagem. Tudo muito lindo, mas não era ali que eu queria estar... O meu lugar era no Jamor! Era onde eu deveria estar naquela altura, com os amigos Leões da Fronteira e de outros quaisquer lugares. Para além de não estar presente, não podia ver o jogo. “Mandem-me mensagens”, pedi eu. E as horas passavam e elas não chegavam... Estaríamos a perder e ninguém me queria dizer??? Até que... “Tíui!” o telemóvel tocou, “Tiuí”voltou a tocar... saltei de alegria e esqueci a tristeza de não estar lá com a minha malta.
Em 4 jogos com o FCP esta época, só fui a um e perdemos. Os outros ganhamos! Se calhar até é melhor eu não ir ver os jogos com os tripeiros. Se assim continuar, nem me chateio muito... Posso sempre ir até ao sítio que já encontrei em Bruxelas para ver a bola... o Café Portugal, menos requintado que o de Vilar, mas com tugas sem papas na língua e com café Camelo, Sagres e Super Bock com fartura....
Bem, espera-me mais uma semana de trabalho e regresso à “base” na sexta.

Bjs e Abr

Kiko

6 comments:

Unknown said...

"Pareceu-me muito bem, até porque as norueguesas... têm que se lhe diga!
Desilusão! Havia apenas uma amiga e o maior elogio que lhe posso fazer é que... era simpática."

LOOOOL! :D correu bem, portanto. Norueguesas não são pro teu bico.. Daqui a umas semanas já trazes uma polaca bem jeitosa. Apesar de careca, és lindo e cheio de charme :D e tens o encanto da tua irmã mais nova!!

Quanto ao jogo de domingo.. Fizeste mesmo falta! :( Mas pronto, o Sporting ganhou e a festa fez-se.

Mais.. A piada do momento :x foi a Guida que me a contou. 'Sabias que as ambulancias no Porto já nao fazem tinóni tinóni? Agora fazem Tiuí Tiuí' ahahah

Saudades. *

Lia Andrade said...

Olá KIKI,

Que aventuras tu tens tido!! Fico feliz por teres sempre coisas para fazeres e momentos engraçados como estes que nos contas, dessa forma o tempo passa mais rápido e assim não sentes tantas saudades aqui da familota e dos amigos de cá. Prá semana já te vou ver...matar as saudades!! Bjinho Grande

Lia Andrade said...

Olá KIKI,

Que aventuras tu tens tido!! Fico feliz por teres sempre coisas para fazeres e momentos engraçados como estes que nos contas, dessa forma o tempo passa mais rápido e assim não sentes tantas saudades aqui da familota e dos amigos de cá. Prá semana já te vou ver...matar as saudades!! Bjinho Grande

Anonymous said...

ve la se poes por aki umas fotos das tuas viagens para nos sabermos por onde andas...lol;) mostra ai ao pessoal kem é k afinal bebe bem...para onde ker k vas seras sempre o melhor;)

bjos
sara casanova

Anonymous said...

Tas aproveitar ao maximo assim é q é!qual o proximo destino?:)

Ent e compras te umas calças da moda???lol

Olha faz me um favor n faltes a mais jogos ente o scp e o Campeao FCP ;)

Abraço

Anonymous said...

Jovem,

ja podes riscar a noruega do mapa. Ai já viste que não te safas, escusas de voltar. Paises civilizados não são para ti.

Mas não desanimes, não tarda muito mandam-te para o gana. E ai sim, é a valer!!!

abraço

zeca diabo