Friday 23 May 2008

Júlio

Qual é a probabilidade de encontrar alguém em Oslo que conhece bem Vilar Formoso???

Quarta-feira, estava num bar a ver a final da Champions, quando ouco alguém atrás de mim a dizer (para o Cristiano Ronaldo) “Anda, car....!”. Virei-me logo e fiz-lhe uma pergunta da qual eu já sabia a resposta... CLARO que só podia ser português! Com aquelas palavras e com a “emocao”com que as dizia, não podia ser outra coisa que não tuga! Chamava-se Júlio e, para além de visivelmente embriagado, tinha aspecto de estar completamente “acabado”.
Perguntou-me de onde é que eu era e quando eu disse VF, deu um salto. “Xiii... conheco muito bem! Trabalhei lá há uns 15 anos, ainda tu não devias ter nascido!” – isto depois de eu já lhe ter dito que tinha 25 anos, ao que ele respondeu dizendo que tinha o dobro da minha idade, ou seja, tinha 43 anos! :) Já podem ver a confusão que ia naquela cabecinha...
Continuámos a conversa e disse-me que trabalhou em Vilar a pintar passadeiras... Pelo que eu me lembro, se foi há 15 anos, o Júlio pintou as primeiras passadeiras de Vilar...
Ficava hospedado numa pensão que, pela descricão era a Pensão Candeias. Apesar de ser alfacinha, revelou-me que foi lá parar porque era, na altura (???), toxicodependente. Com a ajuda da REMAR arranjou trabalho e correu o país todo, tendo acabado em Braga como cozinheiro. Depois o “Chef”que era francês apostou nele e levou-o para o estrangeiro (não percebi bem porque o raciocínio dele não era muito estruturado...). Após passagem por alguns países, “caíu” aqui, onde está há 12 anos.
Fiquei contente por encontrar aqui um tuga, ainda para mais alguém que conhece bem VF, mas, ao mesmo tempo, fiquei triste por ver ao ponto a que se pode chegar quando a vida nos leva por maus caminhos...

Bjs e abr

Kiko

3 comments:

Anonymous said...

Ou não fosse vilar formoso a capital das putas e do cavalo.

E escrevo vilar formoso com letra minuscula para demonstrar a desconsideração que tenho por essa terra preversa.

Unknown said...

Enfim, de lamentar comentários anónimos. Vergonha nao é ser de Vilar, é não assinar por baixo aquilo que se escreve.

Bem Kiki, há sempre alguém que conheçe Vilar e há sempre em ti esse espirito de partilhar histórias.

Tenho tanto orgulho em ti.. Adoro-te!

Anonymous said...

Eu sei quem foi... Não é para levar a mal porque é na brincadeira.