Tuesday 20 May 2008

Oslo


Segunda, dia 12, 22h. Chegada a Oslo.
O primeiro impacto foi engracado... “Porquê que estão todos a correr como loucos? As malas ainda vão demorar a chegar...” - pensei eu. Só depois percebi... Estava tudo a ir para a loja de bebidas, que, pelo facto de ser duty free, se torna bastante apetecível num país onde se paga mais de 7 EUR por uma jola... Sim, SETE Euros! Apesar de serem de meio litro, o preco médio é ainda assim, no mínimo, exagerado para quem está habituado a beber mini barata... ;)
Depois eu e o Kardam (o meu colega indiano) apanhámos o táxi para o hotel. O aeroporto fica a 50km (!!!) da cidade e, como é óbvio, a despesa não foi pequena... 150 EUR e é porque o amigo decidiu desligar o taxímetro antes do final da “corrida”.
Em menos de uma hora, o país estava apresentado... caro, muito caro! Que era algo que eu já tinha ouvido falar, mas não fazia ideia que era tanto... (por exemplo, um Malboro, custa 11 EUR).
Eram já 23h e ainda o Sol não se tinha posto totalmente! É o que dá estar-se tão a Norte...
Dormida e, no dia seguida seguinte, pequeno-almoco com as outras duas colegas que entretanto tinham chegado, a Jana (Eslováquia) e a Teri (Senior Expert, que é da Malásia e veio só para este trabalho para ver como o fazemos).
Depois, veio o trabalho... O escritório é a uns 20km da cidade, o que é bom porque durmo sempre uns 20 minutos no caminho, que é feito num autocarro da empresa.
Reunião com a Administracao logo a abrir e eu com os olhos côr de quarto classificado na Liga (não eram cor-de-rosa) e a chorarem como se estivesse a descascar cebolas e não a ouvir a performance da (DHL) Noruega no último ano...
Senti-me um bocado embaracado por estar assim, mas pronto... foi passando ao longo da semana e agora já estou bom!
De resto a semana de trabalho correu bem. Muito mais tranquila do que aquilo a que estava habituado... o que não é nada mau! De resto há várias coisas aqui a que não estou nada habituado... almocar às 11.30 e jantar às 18.00, por exemplo. Mas pior... o almoco desta gente é só salada e um bocadinho de pão com qualquer coisa. Eu tenho que comer de garfo e faca! E algo quente de preferência! Mas, por outro lado, estou “cheinho” (no mínimo) e uma dieta não me faz nada mal... O problema é que ao jantar, devido aos precos, acabamos por comer sempre uma porcaria qualquer que destrói logo as poupancas calóricas do almoco. Só no primeiro dia é que jantámos num restaurante a sério. Fomos à marina de Oslo e o que é que eu pedi? Se estou na Noruega, quero bacalhau! Claro! Não estava mau, era nouvelle cuisine, com puré, espargos e molho de não sei o quê com mel mas mais uma conclusão: o bacalhau até pode ser da Noruega, e eles até podem ser os melhores a pescá-lo... mas quem o sabe cozinhar somos nós! Também não são os espanhóis (o que eu me irritei quando me disseram aqui que o bacalhau que exportavam era quase todo para Espanha). Somos nós e mais nada! Ponto.
E assim se passou a semana...

Bjs e Abr

Kiko

3 comments:

Anonymous said...

150 euros?! Mas que exagero! Quantas minis é que isso dava no dolar?! :x

Mais um país.. Espero ter o presente merecido :P eheh

Adoro-te

Anonymous said...

pois é...assim é k andas bem...sempre a passear...lol;)!é desta k deixas de fumar e de beber....lol...pode ser k alguem te mande umas minis bem mais baratas...lol...

bjos
sara casanova

Anonymous said...

Ja andas arranjar amigos taxistas pela Europa fora...lol

Abraço