Thursday 16 October 2008

Rescaldo

O jogo de ontem revelou várias coisas de que eu já, mais ou menos, sabia:
1- A Espanha tem sempre sorte. Jogaram mal e sem saberem como ganharam aos 89m e foram sempre favorecidos pelo árbitro.
2- Os espanhóis são talvez o povo mais convencido que conheço. Não jogaram nada mas, segundo os jornais fizeram uma exibição de luxo. Ver
http://www.marca.com/edicion/marca/futbol/camino_al_mundial/2010/es/desarrollo/1175649.html e comparar com o artigo do jornal Le Soir que, apesar de belga, é bem mais realista em relação ao jogo de ontem (na minha modesta opinião): http://www.lesoir.be/sports/football/diables-rouges-une-defaite-2008-10-15-650161.shtml.
3 – A Bélgica é um país sem identidade. Havendo 2 línguas maioritáris (3 oficiais) neste minúsculo país, o hino tem também 2 versões. Para não haver confusões, quando o hino toca (quase) ninguém canta. E quando é hora de puxar pela equipa, não se berra “Belgie” ou “Belgique”. “Belgium” e “Come on Belgium” é muito mais universial e assim os jogadores não se confundem...
4 – O futebol aqui não se vive com a mesma paixão. Disseram-me que em jogos entre clubes é diferente, mas ontem apesar de haver quase 46 mil espectadores, a emotividade não foi aquela a que estou habituado a ver num estádio.
5 – Em Portugal temos do melhor que há a nível de estádios. Apesar do Roi Badouin ser recente (remodelado para o Euro 2000), está a anos luz do “meu” Alvalade, por exemplo.

Quanto ao resto, mais uma desilusão de Portugal. Espero que não se confirme mais uma vez que o Queiroz é mesmo um bluff... Acho que agora já toda a gente dá valor ao grande Scolari!
Já o outro irritante tranquilo deveria ter tido a tv sintonizada na Eurosport para ver a bela exibição do Stojkovic na Áustria (mesmo sem jogar há vários meses) assim como do grande Vuk em Itália! Só não vê quem não quer...

Bjs e Abr
Kiko

3 comments:

Unknown said...

Gosto do que escreves, acho que, por um lado, erraste na profissão :)

Anonymous said...

Eu também acho que o teu irmao escolheu a profissao errada.
Será que em vez de termos ''o auditor da flandres'' teriamos ''o rui santos de vilar formoso''?

A primeira é melhor para engatar as gajas, a segunda adequa-se mais ao perfil intelectual do teu irmão.

Aos 26 anos ainda vai a tempo de mudar.

Anonymous said...

kiko,

Eu acho que teria muito mais valor se o kiko usasse as suas capacidades literárias para falar das amigalhaças do escritorio.

Se mais alguem partilhar desta opiniao peço que faça um pressing junto do zelador deste blog para ver se as coisas mudam.

Evitavas o uso de linguagem ordinaria e a tua familia até deixava de ficar preocupada porque desde que foste para um pais moderno cada vez que dizes a palavra gaja começas logo a corar.

abraço

PS- sabado vou estar em salamanca. se for este fim de semana que vais para vilar e decidires dar la um salto apita.